Perguntas e respostas
É um dos módulo do Sistema de Gestão de Materiais e Serviços - GMS implantado pelo Estado buscando modernizar a relação com os fornecedores e facilitar o credenciamento/renovação de cadastros. O CAUPFR permite que o fornecedor preencha todos os seus dados e envie as documentações exigidas pela internet aos Órgãos avaliadores (SEAP e SECC). O sistema possibilitá ao fornecedor acompanhar seu processo de avaliação cadastral assim como ter acesso a todos os seus dados cadastrais e situação de documentações. Permitindo emitir e reemitir seu Certificado de Regularidade Cadastral - CRC a qualquer momento.
Para o acesso aos dados específicos do fornecedor deverá ser acessar o portal Compras Paraná, www.comprasparana.pr.gov.br e, no menu "Cadastro Unificado de Fornecedores", acesse a funcionalidade "Acessar cadastro".
As consultas disponíveis ao público em geral podem ser visualizadas acessando o portal Compras Paraná: https://www.administracao.pr.gov.br/Compras, menu "Cadastro Unificado de Fornecedores", opção "Situação do fornecedor".
Para obter melhores informações você deve acessar os materiais disponibilizados no portal Compras Paraná, menu Cadastro Unificado de Fornecedores.
Envie um e-mail descrevendo suas duvidas para o DECON - Departamento de Logística para Contratações Públicas, gms-cle@seap.pr.gov.br. Informando, o CPF/CNPJ da empresa e CPF e nome completo do responsável pelo cadastramento da empresa no sistema.
O Sistema GMS foi desenvolvido para software livre, conforme definição do Governo do Estado do Paraná, e pode ter funcionalidades que não tenham execução perfeita no navegador do Internet Explorer. Sugere-se o uso do navegador Firefox Mozilla atualizado.
Para consultar a documentação obrigatória para cadastramento acesse a página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP, na área de Contratações Públicas,https://www.administracao.pr.gov.br/Compras, Cadastro Unificado de Fornecedores, Documentação Exigida. Ali estão listadas todas as documentações exigidas, informando sua Natureza Jurídica e seus ramos de atividade.
Para ter acesso ao cadastro entre na página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP e em Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado acesse a funcionalidade Cadastro inicial. Você deverá preencher seu cadastro simplificado e receberá em seguida por e-mail a chave de acesso (login) e senha para complementar seu cadastro. Melhores informações sobre o processo de cadastramento estão disponíveis no tutorial anexado ao site, Passo a passo.
Não. Para dar continuidade a seu credenciamento você deve acessar a página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e em Cadastro de Fornecedores acesse a funcionalidade GMS – Área Restrita. Com seu login e senha, recebidos por e-mail, acesse a funcionalidade Menu >> Fornecedores >> Fornecedor >> Habilitação de Fornecedor >> Cadastro Inicial >> Complementação de Cadastro Inicial do Fornecedor.
Após o preenchimento de todas as informações solicitadas na complementação do cadastro, acessar a funcionalidade Menu >> Fornecedores >> Fornecedor >> Habilitação de Fornecedor >> Cadastro Inicial >> Liberar Cadastro para avaliação e liberar o cadastro para que seja avaliado pela comissão de avaliação.
O sistema informará ao final do processo liberação cadastro onde e quais documentos o fornecedor deverá entregar ou enviar para a avaliação de seu cadastro.
O usuário será informado, por e-mail, a situação de seu cadastro após a avaliação (aprovado ou devolvido para correção).
Fornecedores originários de outros países devem procurar diretamente o Departamento de Logística para Contratações Públicas para se cadastrar. Em função das especificidades de cada país quanto a documentações exigidas não é possível o cadastramento pela internet de fornecedores internacionais
Para o cadastramento de uma filial é exigido que antes tenha sido feito o cadastramento e a avaliação da matriz do grupo.
1.Se você não recebeu o e-mail de confirmação de seu cadastro e senha pode ter havido algum dos problemas relatados abaixo:
1.existe um tempo entre o preenchimento do cadastro e o recebimento da senha, talvez ela ainda esteja a caminho;
2.você informou o e-mail errado quando cadastrou-se. Entre em contato com o Departamento de Logística para Contratações Públicas para verificar o e-mail que foi cadastrado;
3.sua caixa postal pode estar cheia e o sistema de e-mail não conseguiu entregar seu e-mail com a senha;
4.seu provedor de e-mail rejeitou o e-mail de logjn e senha por considerá-lo SPAM ou vírus. Entrar em contato com a área de suporte responsável pela manutenção do sistema de e-mail.
2.Caso você já possuía senha no sistema de controle de acesso do GMS (por já ser responsável por outra empresa ou ser funcionário da administração pública) você receberá somente o aviso de que o cadastro inicial de sua empresa foi efetivado e deverá usar o login e senha já conhecidos. Caso não saiba qual é seu login e senha entre em contato com o DECON ou siga os passos definidos para “Esqueci minha senha. Como faço para recuperá-la?”
Acesse pelo site da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência a funcionalidade 'Compras Públicas' e , depois, 'Cadastro Unificado de Fornecedores'. Nesta área, clique em 'Acessar Cadastro'. Na tela de controle de acesso do sistema, clique no botão <Recuperar/Alterar Senha>. Informe o código do usuário (normalmente o CPF do responsável pelo preenchimento do cadastro). Ao final do processo o sistema, automaticamente, enviará nova senha de acesso ao e-mail cadastrado para o usuário.
Em caso de dificuldades, entrar em contato com a Central de Atendimento da Celepar pelo telefone (41) 3200-5007 ou WhatsApp (41) 98497-5096.
1.Entre em contato com o Departamento de Logística para Contratações Públicas, pelo e-mail gms-cle@seap.pr.gov.br., informando:
a) para desvinculação: o CPF ou CNPJ da empresa e CPF e nome da pessoa a ser desvinculada
b) para vinculação de novo usuários: o CPF ou CNPJ da empresa e CPF, nome, RG e e-mail do novo usuário.
2.Você poder ter várias pessoas autorizadas a manutenção do seu cadastro.
Sim mas somente quando seu cadastro anterior estiver próximo de vencer. Com a implantação do novo sistema em julho/2009 todos os cadastro existentes no sistema anterior de Cadastro Unificado de Fornecedores tiveram suas informações básicas migradas para o novo sistema mas precisarão que seja preenchido o novo cadastro (contém mais informações que o anterior) quando da solicitação de renovação.
Sim e depois que seu novo cadastro for avaliado ele substituirá o anterior.
Sim. Todas as sanções registradas pelo sistema anterior de Fornecedores do Departamento de Logística para Contratações Públicas foram migradas para o novo sistema. A situação cadastral do fornecedor no sistema antigo foi replicada para o novo sistema, assim sendo, fornecedores suspensos ou inidôneos mantém-se assim até a data de reabilitação definida para as sanções.
Para renovar uma documentação que esta vencida ou que vai vencer nos próximo dias você deve acessar o sistema GMS pela área restrita com seu login e senha de acesso. Acessar a funcionalidade de renovação de documentação por Menu >> Fornecedores >> Fornecedor >> Habilitação de Fornecedor >> Atualização de Documentação e escolher o documento a ser renovado. Preencher os dados e clicar no botão <Renovar>. O sistema exibirá a mensagem: “Renovação de Documentação executada com sucesso. Favor encaminhar a documentação física necessária para o órgão informado e aguardar a avaliação da comissão responsável. Obs.: Anexar a relação de documentos (arquivo PDF gerado). “
Não poderá haver renovação de documentação se houver um cadastro do fornecedor em preenchimento (rascunho).
Para verificar a situação das suas documentações no cadastro você deve acessar a página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Compras Paraná na área de Contratações Públicas e em Cadastro Unificado de Fornecedores acesse a funcionalidade 'Acessar cadastro'. Com seu login e senha acesse a funcionalidade Fornecedores >> Fornecedor >> Habilitação de Fornecedor >> Renovação Cadastral >> Situação Atual de Documentação.
Seu cadastro passará a situação de “Válido com Pendência” por haver alguma documentação obrigatória vencida. O cadastro nesta situação continua válido até a data de vencimento do cadastro (12 meses desde a ultima avaliação), mas caso o fornecedor deseje participar de algum processo licitatório deverá atualizar a documentação vencida.
Por definição do Departamento de Logística para Contratações Públicas o prazo de validade do cadastro é de 12 meses a partir da data da ultima avaliação
Se você já tem cadastro no novo sistema (GMS) ou seja já preencheu seus dados pela internet pelo menos uma vez você deve acessar a página a página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Compras Paraná na área de Contratações Públicas e em Cadastro de Licitantes do Estado acesse a funcionalidade GMS – Área Restrita. Com seu login e senha acesse a funcionalidade Menu >> Fornecedores >> Fornecedor >> Habilitação de Fornecedor >> Renovação Cadastral >> Solicitação de Renovação. Nesta funcionalidade preencher todas as informações e documentações que tiveram alteração. Quando todos os dados já estiverem completos, acessar a funcionalidade de Liberação de Cadastro para Avaliação e o sistema lhe avisará sobre quais documentos deverá enviar para validar sua renovação e par aonde deve enviá-los. A documentação que não teve alteração não terá sua apresentação exigida.
Caso você ainda não tenha preenchido seu cadastro pela internet siga as instruções referentes à pergunta “Como faço para me cadastrar no novo Cadastro de Fornecedores?”
Após a avaliação de seu cadastro você pode acessar o sistema pela GMS – Área restrita e emitir seu certificado pela função: Menu >> Fornecedores >> Fornecedor >> Certificado >> Emissão de Certificado.
O documento do certificado terá validade de 10 dias e poderá ser reemitido quantas vezes for necessário dentro do prazo de validade do cadastro (12 meses a partir da ultima avaliação).
Para conferir a autenticidade de um Certificado acesse o sítio do www.comprasparana.pr.gov.br e em Cadastro de Licitantes do Estado acesse a funcionalidade Consulta a Autenticidade de Certificados. Informe o CPF ou CNPJ do fornecedor e o número do certificado. Será exibida, se existir, a imagem do Certificado emitido originalmente. Para verificar a veracidade dos dados deverá ser feita a conferência visual entre o exibido em tela e as informações constantes no certificado apresentado pelo fornecedor.
1.Para consulta a situação de um empresa específica acesse a página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Compras Paraná na área de Contratações Públicas e em Cadastro de Licitantes acesse a funcionalidade Consulta a Situação Cadastral de Fornecedor . Informe o CNPJ ou CPF do fornecedor ou seu nome ou parte de nome.
2.Caso o fornecedor desejado não possua cadastro no Estado do Paraná será exibida a mensagem: “Fornecedor CPF/CNPJ: XXXXXX não existente no Cadastro Único de Fornecedores do Estado do Paraná” .
3.Quando o fornecedor possuir cadastro será exibida tela contendo o nome do Fornecedor e a Situação Cadastral. A situação cadastral é que define a condição do fornecedor nos cadastros do estado, sendo:
1.Válido: cadastro válido até a data informada.
2.Válido com Pendência: cadastro dentro do prazo de validade mas com alguma documentação obrigatória vencida e ainda não reapresentada.
3.Vencido: cadastro vencido e não renovado desde a data informada.
4.Inativo: cadastro inativo, a pedido do fornecedor ou por não renovação no prazo estipulado.
5.Suspenso: cadastro suspenso pela aplicação de sanção. Quando for cumprido o prazo de suspensão o cadastro voltará a situação anterior ao cadastramento da punição
6.Inidôneo: cadastro suspenso pela aplicação de sanção de inidoneidade. Quando for cumprido o prazo da inidoneidade o cadastro voltará a situação anterior ao cadastramento da sanção.
7.Não avaliado: cadastro para o qual foi informado apenas os dados de cadastro simplificado e ainda não passou por nenhum processo de avaliação de cadastro no sistema GMS.
A atualização de telefones e e-mail pode ser feita pelo pelo próprio fornecedores acessando a página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Compras Paraná na área de Contratações Públicas e em Cadastro de Licitantes acesse a funcionalidade GMS - Área restrita com seu login e senha. Dentro do sistema GMS acesse Menu >> Fornecedores >> Fornecedor >> Habilitação do Fornecedor >> Atualização de telefone e e-mail.
Esta informações são de atualização direta e não necessitam aprovação dos órgãos avaliadores de cadastro. É importante a manutenção, principalmente dos e-mail, porque são pelos e-mails que o sistema se corresponde com os fornecedores.
É uma codificação padronizada, definida pelo IBGE e usada pela Receita Federal para definir as atividades econômicas das empresas. Para identificar as suas Atividade Econômicas, caso você represente uma Pessoa Jurídica consulte seu cartão de CNPJ. Para Pessoa Física, deverá ser escolhido na lista exibida pelo sistema a atividade que melhor represente sua atividades econômica.
1.O sistema GMS emite e-mail para os fornecedores informando-os sobre o ações a que seu cadastro esta sendo submetida. Por exemplo:
1.Cadastramento inicial do Fornecedor.
2.Liberação do cadastro para a avaliação após a complementação do cadastro.
3.Aviso de avaliação de cadastro ou devolução para correções.
4.Avisos de proximidade de vencimento de documentações obrigatórias e de vencimento de cadastro, assim como aviso de vencimento de documentação e cadastro.
5.Aviso de registro ou exclusão de sanções (penalidades impostas ao fornecedor).
Os relatório do sistema são disponibilizados em formato .pdf. Para visualizar o conteúdo do arquivo é necessário instalar o Adobe Reader 7.0 ou superior.
O programa para instalação está disponível no site http://www.adobe.com.