Setembro Amarelo – Mês de Prevenção e Conscientização sobre o Suicídio

Neste mês, vamos abordar uma realidade que afeta o mundo e causa muitos prejuízos à sociedade: o suicídio. Embora seja um assunto delicado, é essencial conscientizar sobre o tema.

Quando uma pessoa decide por este caminho, seus pensamentos, sentimentos e ações tornam-se mais restritos. Em outras palavras, ela pode se fixar na ideia de que essa é a única solução, tornando-se incapaz de enxergar outras alternativas para seus problemas. Isso ocorre devido aos desvios emocionais que a pessoa enfrenta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil suicídios são registrados em todo o mundo anualmente, e a maioria está relacionada a doenças mentais, especialmente quando não são diagnosticadas ou tratadas adequadamente. No Brasil, os casos chegam a 14 mil por ano, com uma média de 38 suicídios por dia.

A prevenção ao suicídio não se limita apenas às questões médicas e mentais, mas também envolve aspectos biológicos, políticos, sociais e culturais que impactam o indivíduo como um todo. Identificar e ajudar alguém que esteja pensando nisso, escutando sem julgar, demonstrando empatia e, principalmente, recomendando ou levando a psicólogos ou psiquiatras, são formas eficazes de prevenção.

Para quem precisa ou deseja conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio por meio do telefone 188, chat ou e-mail. CLIQUE AQUI E ACESSE.