2º Congresso de Governança Pública discute inovação e tecnologia no serviço público 05/12/2024 - 08:28

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Controladoria-Geral do Estado, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (EGP), realizou o 2º Congresso de Governança Pública, no Canal da Música, em Curitiba. Com mais de 800 inscritos, o seminário reuniu gestores, servidores públicos e profissionais das áreas de controle interno, ouvidoria, compliance, tecnologia da informação e comunicação, com o objetivo de discutir o uso de novas ferramentas tecnológicas na administração pública.

Com carga horária de 14 horas, o congresso teve como foco capacitar profissionais para implementar práticas inovadoras, éticas e transparentes na gestão pública. A programação incluiu palestras e mesas-redondas sobre temas como proteção de dados, ética na governança e as possibilidades da inteligência artificial (IA) no setor público, além de discutir a transformação digital, mediação de conflitos e a modernização das licitações e contratações públicas.

Para a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o aspecto mais significativo dessa capacitação é o impacto positivo no atendimento ao cidadão. “Com o servidor mais capacitado na Ouvidoria, o cidadão será mais bem acolhido. A gente sabe que quando chega à Ouvidoria ele já passou por muitas instâncias”, afirmou.

"O encontro promoveu um diálogo aberto e colaborativo, consolidando diretrizes e boas práticas e reforçando a inovação e a ética na gestão pública para o benefício da sociedade", destaca a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.