Ações do Novembro Azul ressaltam a importância do cuidado integral com a saúde masculina 26/11/2024 - 15:21

O Novembro Azul, movimento global dedicado à saúde masculina, enfatiza a importância do cuidado integral e da prevenção de doenças, com foco especial no câncer de próstata. Este é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, excluindo o câncer de pele. A campanha deste ano reforça a necessidade de combater preconceitos relacionados aos exames e diagnósticos, promovendo o autocuidado.

Como parte das ações voltadas à sensibilização e conscientização, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), por meio da Escola de Gestão do Paraná (EGP) e do Departamento de Saúde do Servidor (DSS), promoveu, no dia 22 de novembro, a roda de conversa “Vamos ter um Papo Reto?". O encontro teve como objetivo estimular o debate sobre a saúde integral masculina, abrangendo, além do câncer de próstata, a prevenção de doenças crônicas e o combate ao tabagismo.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) apontam que as doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer, estão entre as principais causas de mortalidade masculina. Em 2023, no Paraná, na faixa etária de 20 a 59 anos, 55,7% das mortes foram de homens, enquanto 44,3% foram de mulheres. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é essencial investir em ações como a promoção da alimentação saudável, manutenção do peso corporal, prática de atividades físicas, redução do consumo de bebidas alcoólicas e cessação do tabagismo. Essas estratégias contribuem para a redução de fatores de risco e a promoção da saúde.

"A Escola de Gestão do Paraná oferece formações voltadas à promoção da saúde, buscando sensibilizar servidores públicos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo. O eixo saúde integra a programação da instituição, reforçando o compromisso com a qualidade de vida dos servidores e da população em geral", afirma Aline Albano Justus, diretora da EGP.

O Novembro Azul reforça que cuidar da saúde é indispensável. Realizar exames periódicos, adotar hábitos saudáveis e estar atento aos sintomas são medidas que podem salvar vidas.

 

 Para mais informações, clique aqui.