Capacitação aborda metodologias para extensão rural em Curitiba e Ponta Grossa 31/03/2025 - 11:18

Com o objetivo de fortalecer a qualificação de servidores e empregados públicos, a Escola de Gestão do Paraná (EGP), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), promove a capacitação "Metodologia para Extensão". As atividades serão presenciais e realizadas em Curitiba e Ponta Grossa ao longo do ano, totalizando 120 horas distribuídas em cinco módulos.

A iniciativa busca desenvolver competências teóricas e práticas para a atuação em extensão rural, permitindo que os participantes possam planejar, executar e avaliar ações extensionistas de forma participativa e integrada. Dessa forma, a capacitação contribuirá para o fortalecimento da interação entre instituições, comunidades e diferentes atores do setor, alinhando-se às demandas do desenvolvimento rural sustentável.

O primeiro módulo, que aconteceu dos dias 24 a 28 de março  "A Essencialidade da Extensão Rural", abordou o histórico e a situação da extensão rural no Paraná e no Brasil, discutindo sua relevância e perspectivas futuras. A programação incluiu uma análise sobre o potencial humano na extensão rural e contou com a participação do secretário da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e do diretor-presidente do IDR-PR na abertura.

"A formação contribui para qualificar a atuação dos profissionais e fortalecer as ações em extensão rural", destaca a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.

A capacitação seguirá com novos módulos, aprofundando as metodologias de atuação na área e promovendo o desenvolvimento contínuo dos participantes.