Curitiba sedia encontro nacional sobre os direitos da pessoa idosa com apoio da Escola de Gestão do Paraná 24/04/2025 - 15:48
A Escola de Gestão do Paraná (EGP) foi parceira na realização da 2ª Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida na terça-feira (23), em Curitiba. O evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as esferas municipal, estadual e federal no controle social e ampliar os debates sobre políticas públicas voltadas à promoção dos direitos da população idosa.
Com foco na atuação dos conselhos e na qualificação dos processos conferenciais em andamento, a iniciativa foi organizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR), em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
“Queremos virar a página da invisibilidade das pessoas idosas, das negligências e das violações de direitos, que precisam ser fortemente combatidas com atitudes”, afirmou a secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte. “O Paraná tem se destacado nas políticas públicas voltadas à população idosa e acreditamos que é preciso inovar sempre, buscando soluções para os desafios que enfrentamos”, acrescentou.
Curitiba tem cerca de 320 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que representa aproximadamente 18% da população. Desse total, cerca de 40 mil estão inscritas no Cadastro Único do governo federal, voltado à inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. A estimativa é que, até 2030, a capital alcance 435,6 mil pessoas nessa faixa etária, o equivalente a 20% dos habitantes. Desde 2023, por certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Curitiba integra a Rede de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa.
Para a diretora da EGP, Aline Albano Justus, a reunião representa um avanço na articulação de políticas públicas interinstitucionais. “A participação da Escola de Gestão em ações como essa reforça nosso compromisso com a formação continuada dos servidores públicos e com a construção de políticas cada vez mais inclusivas e efetivas. É fundamental investir na qualificação de quem atua diretamente na promoção dos direitos da pessoa idosa”, afirmou.
O encontro reuniu representantes de conselhos municipais, estaduais e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, além de especialistas, gestores públicos e integrantes da sociedade civil, reafirmando o papel da EGP na formação e capacitação de agentes públicos em temas estratégicos para a gestão estadual.