Paraná fortalece políticas públicas para segurança e protagonismo feminino no turismo 05/12/2024 - 15:15

A Escola de Gestão do Paraná, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, a Secretaria de Estado do Turismo e o Sebrae/PR, realizou nesta quarta-feira, 4 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, um evento de integração entre empresas, órgãos públicos e representantes do setor. A iniciativa teve como objetivo fortalecer políticas públicas focadas na segurança, no turismo responsável e no protagonismo feminino.

Durante a solenidade, foram entregues os primeiros selos do projeto Viajantes + Seguras. Criada pela Secretaria do Turismo, em parceria com a Semipi e o Sebrae/PR, a iniciativa reconhece empresas e prestadores de serviços que priorizam a segurança das mulheres no turismo.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte  reforçou a necessidade de combater a violência em todos os ambientes. “Criar mecanismos que auxiliem e incentivem a participação da sociedade nesta força-tarefa, que o Governo do Estado intensifica a cada dia, tornando os ambientes cada vez mais adequados e seguros para que todas as pessoas possam desfrutar de tudo aquilo que o Paraná oferece, é uma iniciativa extremamente importante e contribui para a promoção do protagonismo das mulheres”, afirmou.

Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, reforçou o compromisso do Estado com a pauta. "O Paraná tem se destacado no mercado do turismo pela segurança ofertada aos viajantes que aqui chegam, mas também entendemos a importância de ter uma atenção especial com o público feminino", disse.

A ação reuniu autoridades, profissionais e representantes de empresas para incentivar boas práticas no setor e construir um turismo mais acolhedor, inclusivo e responsável para o público feminino. Além da entrega dos selos, o encontro formalizou o reconhecimento das primeiras empresas que aderiram às diretrizes do projeto, valorizando experiências seguras e responsáveis para mulheres viajantes.

"Momentos como este demonstram o compromisso do Estado em promover igualdade e segurança. Este selo é mais do que um reconhecimento, é um incentivo para que empresas continuem evoluindo e adotando práticas que respeitem e empoderem as mulheres", afirmou a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.