Seminário Estadual discute políticas públicas contra o racismo religioso 25/03/2025 - 09:54
O Teatro Guaíra, em Curitiba, sediou na sexta-feira (21) o I Seminário Estadual de Políticas Públicas de Combate ao Racismo Religioso. O evento reuniu lideranças e representantes de religiões de matriz africana, autoridades governamentais e políticos. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (EGP), destacou os impactos do racismo religioso e a necessidade de políticas públicas que garantam segurança e atendimento adequado às comunidades de terreiro.
Ao longo do seminário, especialistas abordaram temas como a marginalização e a violência enfrentadas por essas religiões, a importância do reconhecimento legal de suas práticas e a urgência de ações que promovam o respeito à diversidade. A educação e a conscientização foram apontadas como caminhos essenciais para fortalecer a identidade cultural e garantir direitos a essas comunidades.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou: “Sabemos que temos um caminho longo a ser percorrido, mas juntos construiremos uma sociedade livre de preconceitos e, principalmente, livre de todas as formas de racismo que ainda persistem no nosso país e no Paraná”.
Para o diretor de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da SEMIPI, Eduardo Filho, o seminário representa um avanço na luta contra a discriminação. “Este encontro é um marco na construção de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva. O Estado do Paraná tem se dedicado a fortalecer políticas públicas que assegurem reconhecimento e proteção às tradições e crenças dos povos de terreiro."
A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, ressaltou a importância da troca de conhecimento para fortalecer as políticas de equidade. “Encontros como este ajudam a ampliar o debate e levar informação de qualidade à sociedade. O enfrentamento ao racismo religioso exige conscientização e compromisso, e a Escola de Gestão do Paraná tem orgulho de contribuir para a formação dos agentes públicos e para a construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso”, afirmou.
O coordenador do Fórum das Religiões de Matrizes Africanas, Babalorixá Flavio Maciel, enfatizou a relevância do evento. “É um evento de suma importância para começar a mover a sociedade para ações antirracistas. Estamos aqui participando deste seminário, aprendendo mais e nos instrumentalizando sobre nossos direitos, as violências que ocorrem e como combatê-las. Buscamos construir uma resistência de forma coletiva, trazendo cada vez mais nossos irmãos e irmãs para participar e se envolver nessa luta importante."
Flavio já participou de outros seminários da EGP e destacou: "A experiência foi boa, a metodologia e a didática aplicadas aos conteúdos trazem enriquecimento ao nosso aprendizado."