Seminário discute políticas públicas para inclusão dos povos ciganos no Paraná 24/09/2024 - 08:11

Com o objetivo de promover a discussão de políticas públicas inclusivas que combatam a invisibilidade e o racismo, garantindo o respeito aos direitos humanos, como educação, saúde, moradia e igualdade de oportunidades, a Escola de Gestão do Paraná, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, realizou um seminário para gestores e técnicos do governo. A iniciativa buscou capacitar os participantes no desenvolvimento de políticas e práticas que atendessem aos povos ciganos paranaenses, evoluindo para a construção de um estado mais justo, solidário e antirracista.

Durante o seminário, foram discutidos temas como a atuação histórica dos órgãos governamentais na garantia de direitos aos povos ciganos, o acesso a esses direitos, e a importância de reconhecer sua história, cultura e a luta contra a invisibilidade. O encontro destacou a necessidade de incluir os ciganos no processo de construção de políticas públicas, com foco na garantia dos direitos fundamentais.

"A capacitação dos gestores e técnicos é essencial para garantir que todos os cidadãos, incluindo os povos ciganos, tenham acesso igualitário aos direitos fundamentais. Esse é um passo importante para a construção de um Paraná mais inclusivo e comprometido", destaca Aline Albano Justus, diretora da Escola de Gestão do Paraná.