Setembro Amarelo: A Importância da Saúde Mental e a Prevenção do Suicídio 02/09/2024 - 08:11

Neste mês, o Paraná se une à campanha nacional do Setembro Amarelo, uma iniciativa fundamental para conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio. O tema, muitas vezes considerado um tabu, precisa ser discutido abertamente para que possamos superar preconceitos e oferecer apoio a quem mais precisa.

A saúde mental vai além do que sentimos individualmente, ela envolve uma rede complexa de fatores que afetam nossas vidas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o suicídio é uma das principais causas de morte, superando doenças como HIV, malária e câncer de mama. Por isso, a discussão sobre transtornos e distúrbios mentais, especialmente aqueles que podem levar ao suicídio, é urgente e necessária.

Em apoio a essa causa, a Escola de Gestão do Paraná, oferece capacitações gratuitas voltadas para profissionais de saúde, assistência social, educação e todos que se interessam pelo tema. Essas formações não apenas informam, mas também incentivam o diálogo e a valorização da vida, promovendo um ambiente em que as pessoas se sintam seguras para buscar ajuda.

"O tema já foi um grande tabu, e capacitações como essas auxiliam e permitem que as pessoas falem mais sobre o assunto, fortalecendo nossa sociedade na luta contra o suicídio", comenta a diretora da Escola de Gestão, Aline Albano Justus.

Cuidar da saúde mental é cuidar da vida, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento pelo telefone 188 ou através do site www.cvv.org.br. Além disso, serviços de urgência (192), pronto atendimentos, Unidades Básicas de Saúde e CAPS estão disponíveis para prestar auxílio.

Participe das capacitações da Escola de Gestão do Paraná e faça parte dessa rede de apoio e prevenção.