Webinário destaca prevenção ao HIV e conscientização sobre a Aids 10/12/2024 - 11:26
A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP), por meio da Escola de Gestão do Paraná (EGP) e do Departamento de Saúde do Servidor (DSS), realizou, no dia 5 de dezembro, o webinário “Testar é Saber, Saber é Cuidar!”. Transmitida pelo canal da EGP no YouTube, a palestra reforça a importância da conscientização sobre os riscos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e da Aids.
O médico Ricardo Schwarz foi o palestrante e explicou os impactos do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no organismo. Ele destacou que o vírus ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa contra doenças, e que, sem tratamento, pode evoluir para a Aids, estágio avançado da infecção.
Dados sobre o HIV e a Aids
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a Aids já causou mais de 630 mil mortes no mundo desde os primeiros casos registrados há 43 anos. Atualmente, 39,9 milhões de pessoas vivem com o HIV, e 1,3 milhão de novas infecções foram registradas no último ano.
No Paraná, desde 1984, mais de 15 mil pessoas perderam a vida em decorrência da Aids. Entre janeiro e novembro deste ano, foram registrados 658 novos casos da doença e 1.736 diagnósticos de HIV. Apesar dos números ainda preocupantes, as mortes causadas pela Aids vêm diminuindo no estado: 379 óbitos em 2024, frente a 554 em 2023 e 564 em 2022.
Conscientização e combate ao preconceito
A diretora da EGP, Aline Albano Justus, ressaltou a importância da iniciativa. ”Essa ação busca conscientizar a população ao oferecer conhecimento de forma clara, acessível e transformadora, favorecendo a aprendizagem e a reflexão”, afirmou.
A transmissão do HIV ocorre por contato sexual desprotegido, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gestação ou amamentação. Para reduzir os riscos, a prevenção combinada, que inclui o uso de preservativos e a realização de testes regulares, é fundamental.
Com o tratamento correto, é possível viver bem e com qualidade de vida.
Clique aqui e assista ao webinário!
Para mais informações sobre a prevenção do HIV, procure a unidade de saúde mais próxima.