25 de Junho, Dia do Imigrante: Preservação de registros no Arquivo Público do Paraná 25/06/2024 - 11:51

No Dia do Imigrante, celebrado em 25 de junho, o Arquivo Público do Paraná destaca seu trabalho na preservação dos registros de imigrantes que chegaram ao estado. O acervo da entidade contém aproximadamente 100 mil documentos relacionados a imigrantes, muitos já digitalizados. Esses registros são os mais solicitados, representando de 80% a 90% dos atendimentos mensais do Arquivo Público.
O acervo inclui registros de desembarque de imigrantes no Porto de Paranaguá desde a segunda metade do século 19, além de registros de entrada em hospedarias e colônias paranaenses, e de naturalização a partir do século 20. Esses documentos são utilizados por pesquisadores, historiadores e principalmente por pessoas e famílias em processo de obtenção de dupla cidadania.
Acesso aos Documentos
Os registros de imigrantes podem ser acessados no site do Arquivo Público do Paraná. Se encontrado o registro desejado, é necessário enviar um e-mail para consultasai@seap.pr.gov.br, indicando o documento necessário. Caso o registro não seja localizado na primeira busca, mas se saiba que há parentes imigrantes no Paraná, é possível solicitar uma busca adicional em outros fundos documentais.
Novos Catálogos
Em 2023, o Arquivo Público lançou dois novos Catálogos de Imigrantes, disponíveis em seu portal. Esses catálogos incluem 43.475 novos registros, com informações sobre naturalizações, contas-correntes, registros de lotes urbanos e matrículas de imigrantes em colônias paranaenses, entre 1861 e 1984. Os documentos estão acessíveis na aba “Publicações” do site do Arquivo Público.
ARQUIVO PÚBLICO - O Arquivo Público do Paraná completou 169 anos em abril. Além de reunir a documentação sobre a memória do poder público do Paraná, o órgão administra a política relativa ao patrimônio documental do estado. O acesso aos acervos é público, sendo necessário agendar visitas pelo telefone (41) 3521-9100.