30 Anos de Dedicação ao Serviço Público: A História de Dora Silvia Hackenberg 11/11/2024 - 15:34

Hoje, o Arquivo Público celebra os 30 anos de carreira de Dora Silvia Hackenberg, uma dedicada servidora pública cuja trajetória é marcada por comprometimento, evolução profissional e paixão pelo que faz. Motivada pelas oportunidades, estabilidade e segurança que o serviço público oferece, Dora iniciou sua jornada determinada a fazer a diferença e a crescer profissionalmente.

 

Início da Carreira e Desafios Superados

Dora começou a sua atuação profissional como Médica Veterinária numa clínica de pequenos animais, antes de iniciar sua carreira de servidora pública como agente de apoio na biblioteca do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), onde permaneceu por 18 anos, sendo 3 como bibliotecária após graduar-se no curso de Biblioteconomia e Documentação. "O principal desafio foi entender como funciona o serviço público", relembra.

Após sua passagem pelo IPARDES, Dora foi nomeada bibliotecária para o DEAP (Departamento Estadual do Arquivo Público), onde permanece há 12 anos trabalhando no setor de pesquisa. "O que me mantém motivada é poder passar meus conhecimentos para os novos servidores e colaboradores", destaca.

 

Contribuições Significativas e Legado Duradouro

Uma de suas principais contribuições foi a participação na elaboração de alguns catálogos de documentos do arquivo, que “são coletâneas organizadas e tematizadas que trazem a informação e a localização exata de documentos relacionados àquele tema", explica Dora. Essas ferramentas, desenvolvidas ao longo de anos, facilitam significativamente o trabalho de pesquisadores e estudantes em busca de documentos históricos.

Ela considera esse trabalho como seu maior legado. "Ter contribuído para a elaboração dessas ferramentas de pesquisa é algo que me deixa muito orgulhosa", afirma. Além disso, Dora ressalta a satisfação em auxiliar na formação de futuros profissionais que fazem pesquisa no DEAP: "É muito gratificante poder ser essa pessoa que auxilia no desenvolvimento de outros profissionais."

 

Valores Essenciais e Visão para o Futuro

Para Dora, os valores fundamentais de um servidor público são o comprometimento com o trabalho e, acima de tudo, gostar do que faz. Por isso, ela continuou a se aprimorar intelectualmente ao longo dos anos. Em 2021, obteve a especialização em Arquivologia, um conhecimento importante que coloca em prática diariamente nas atividades do arquivo. Quanto ao futuro do serviço público, ela enfatiza a importância de respeitar o passado para avançar melhor rumo ao futuro.

 

Vida Além do Trabalho

Fora do ambiente profissional, Dora revela uma paixão surpreendente: viajar de moto. Ela já visitou vários estados e isso proporcionou conhecer realidades culturais diversas. A riqueza cultural que encontra nos registros do arquivo, divergem da realidade quando visita essas regiões. "Participo de encontros de motociclistas e gosto de viajar em grupo com meu marido. Juntos pretendemos conhecer como um todo o Brasil e também a América Latina de moto, é muito empolgante”

Se tivesse que escolher uma palavra para descrever seus 30 anos de serviço, seria "dedicação". Um apelido que recebi ainda no Ipardes era "olhos de lince", devido ao olhar minucioso no trabalho.”

Mensagem aos Novos Servidores

Como conselho aos novos servidores que iniciam suas carreiras, Dora ressalta: "Tenham orgulho da instituição onde trabalham, deem continuidade ao trabalho já realizado e construam a sua história dentro desta instituição”

“Que o meu comprometimento e a paixão pelo serviço público, cultivados ao longo de três décadas, inspirem colegas e futuras gerações de servidores”, conclui Dora.