Aniversário São José dos Pinhais 19/03/2025 - 13:24

No dia de hoje, 19 de março de 2025, celebramos o 335º aniversário da cidade de São José dos Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba. Para marcar essa data, vamos relembrar um pouco da história dessa cidade e os momentos históricos que a levaram a se tornar um município.

As terras onde atualmente está situada São José dos Pinhais eram habitadas, antes da colonização, por povos indígenas,  predominantemente dos grupos tupi-guarani e botocudos (Jê). Entre 1650 e 1690, os bandeirantes paulistas e portugueses, após encontrarem ouro em Paranaguá, partiram em expedições para o planalto, criando o Arraial Grande, o primeiro povoado nas terras do município. A colonização ocorreu de maneira rápida e desordenada, e, com a escassez do ouro, a população começou a deixar o povoado.

Nas últimas décadas do século XVII, o governo vigente distribuiu terras a portugueses e seus descendentes por meio da sesmaria. Uma das famílias que recebeu esse benefício foi a do Padre João da Veiga Coutinho, que construiu uma igreja na região, o que fez com que a área fosse reconhecida pelo governo e tivesse um representante do Governo Português no povoado.

Em 1852, por meio da Lei nº 10 da Província de São Paulo, foi estabelecida a criação da Villa de São José dos Pinhais. A emancipação política e a posse dos primeiros vereadores, no entanto, só ocorreu em 8 de janeiro de 1853. Por fim, com a promulgação da Lei Estadual nº 259, em 27 de dezembro de 1897, a vila foi elevada à categoria de cidade.

No Arquivo Público do Paraná é possível encontrar importantes documentos sobre a história de São José dos Pinhais, como a mencionada Lei nº 259. Além disso, um outro documento interessante encontrado no acervo é a sinopse estatística da cidade de 1950, que apresenta informações sobre a economia, população e diversos outros aspectos da cidade na época.

São José dos Pinhais, com sua rica história, continua a se destacar como um importante município da região metropolitana de Curitiba. Ao longo dos 335 anos de sua história, a cidade passou por diversas transformações, mas sempre mantendo sua identidade e contribuindo para o crescimento da região. Hoje, é um reflexo de seu passado histórico e de suas constantes evoluções, um município que segue cheio de possibilidades para o futuro.