Conexão entre história e memória familiar no Arquivo Público do Paraná 09/08/2024 - 15:16

Em meio a uma das muitas salas que preservam a história paranaense no Arquivo Público do Paraná, encontramos Itamar Vendramel, servidor da Secretaria de Cultura do Estado, que atualmente atua no setor de arquivo do Teatro Guaíra. Com 35 anos dedicados ao serviço público, Itamar construiu uma carreira passando por funções variadas como coordenador da Orquestra Sinfônica, chefe de auditório, tesoureiro da Escola de Dança e responsável pelo setor de transportes.


Mas para além da trajetória profissional, suas pesquisas pelo acervo do Arquivo Público do Paraná - que guarda um depósito completo sobre o Teatro Guaíra - Itamar pode se conectar com sua própria história, uma vez que muitos registros sobre o seu pai,  Mario Vendramel (1932-2000), são preservadas no acervo do Arquivo. Mario fez história na era de ouro do rádio e, posteriormente, na televisão. “Meu pai, nas populares radionovelas, era um galã como locutor, mas de imagem jamais seria um”, lembra orgulhoso.
Através dos registros históricos preservados no Arquivo Público do Paraná, Itamar redescobriu a trajetória de seu pai, através de registros em Jornais da época e de notas divulgando as atrações do programa de seu pai.   “Foi uma grande surpresa descobrir, nos arquivos do Teatro Guaíra onde dedico meu trabalho, preciosos registros do papel pioneiro que meu pai desempenhou nas artes e na cultura paranaense. Sem o Arquivo, essas histórias estariam perdidas no tempo, vivas apenas nas memórias de algumas pessoas”, afirmou.


Kassia Cavalari Basso, Diretora do Arquivo Público, expressou sua gratidão a Itamar por compartilhar sua história, ressaltando a importância de preservar as memórias através da perspectiva de quem contribuiu para a fundação da indústria cultural paranaense. "É uma honra contar com alguém que escreveu páginas da nossa história e que ajuda a preservar esse legado. O acervo do Teatro Guaíra está sob os cuidados zelosos da equipe do Arquivo Público, e histórias como a de Mario Vendramel são essenciais para compreendermos a evolução da nossa cultura."