Dia Mundial da Poesia 21/03/2025 - 09:12

O Dia Mundial da Poesia é comemorado no dia 21 de março. A data foi estabelecida em 1999, durante a 30ª Conferência Geral da Unesco, com o objetivo de valorizar a escrita e o ensino da poesia, além de reconhecer os movimentos nacionais e regionais dessa arte. Em virtude desta data, e com a intenção de destacar a literatura regional, o Arquivo Público do Paraná apresenta Helena Kolody, poetisa paranaense de grande relevância nacional e uma das escritoras mais importantes do Estado.
Kolody nasceu no município de Cruz Machado, em outubro de 1912. Filha de Miguel e Vitória Kolody, imigrantes ucranianos, a escritora passou sua infância e adolescência em diversas cidades: inicialmente em Três Barras, Santa Catarina, depois em Rio Negro e, finalmente, em Curitiba, onde estudou na Escola Normal, atualmente conhecida como Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.
Helena dedicou muitos anos ao magistério, inclusive no início de sua carreira literária. Publicou seu primeiro livro, Paisagem Interior, em 1941, e, no ano seguinte, foi premiada em um concurso de poesia realizado pela Sociedade de Homens de Letras do Rio de Janeiro.
Grande parte de sua vida foi dedicada à poesia, com destaque para os haicais, um tipo de poesia curta de origem japonesa. Foi reconhecida por poetas importantes de sua época, como Paulo Leminski, e recebeu diversas honras ao longo dos anos. Em 1991, foi eleita para a cadeira nº 28 da Academia Paranaense de Letras. Faleceu em 2004, aos 91 anos, devido a complicações cardíacas.
No Arquivo Público do Paraná, no fundo documental PI015, de Cecília Westphalen, é possível encontrar diversos exemplares dos livros de Helena Kolody, muitos com dedicatórias feitas pela própria escritora à amiga Cecília. Além disso, no fundo documental PI041 – Romário Martins, encontra-se uma carta de autoria desconhecida, elogiando a escritora.
Neste dia significativo, é essencial que lembremos dessas figuras fundamentais para a arte paranaense. Ao revisitarmos o passado e conhecer aqueles que foram e continuam sendo referências em suas respectivas áreas, não só honramos seu legado, mas também nos inspiramos, construindo um futuro ainda mais rico culturalmente. A preservação dessas memórias é essencial para que as novas gerações possam compreender a importância da poesia e da literatura como formas de resistência, expressão e transformação social. Comemorando o Dia Mundial da Poesia, celebramos a continuidade de um diálogo artístico que atravessa o tempo e nos conecta com a essência humana de criar e contar histórias.