Dia Mundial do Urbanismo: A Memória Urbana do Paraná Preservada pelo Arquivo Público do Paraná. 08/11/2024 - 17:16

Hoje Dia Mundial do Urbanismo, o Arquivo Público do Paraná celebra o papel essencial de arquitetos e urbanistas na construção da sociedade Paranaense e ressalta a missão de preservar e divulgar também os documentos que contam a história e as transformações urbanas ao longo dos 169 anos do Paraná. Essa data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar as contribuições de profissionais que ajudaram a moldar o Paraná moderno, com destaque para Curitiba e outras cidades planejadas.

 

Entre os principais nomes do urbanismo paranaense, destaca-se Jaime Lerner, arquiteto, engenheiro civil e urbanista que foi prefeito de Curitiba por três mandatos e governador do Paraná em duas ocasiões. Lerner liderou importantes inovações urbanísticas que transformaram Curitiba, consolidando sua reputação como um dos mais influentes urbanistas do Brasil e do Mundo. Em 2010, foi listado entre os 25 pensadores mais influentes do mundo pela revista Time.

 

 Suas ideias visionárias incluíram o desenvolvimento do sistema de transporte público integrado, que introduziu corredores de ônibus e estações-tubo, além da valorização das áreas verdes, sustentabilidade ambiental e de mais espaços públicos acessíveis para toda a população. Essas inovações não só transformaram a capital paranaense em um modelo de sustentabilidade e eficiência urbana, mas também projetaram a cidade no cenário internacional, reconhecida hoje como uma das cidades mais inteligentes do mundo.

 

O arquiteto ainda assina outros legados que transformaram profundamente a paisagem, a identidade urbana e as gerações que nasceram ou viveram em Curitiba desde a década de 1970. Os destaques são a Ópera de Arame, a Rua 24 Horas, o Jardim Botânico e os parques São Lourenço, Tingui e Tanguá. Em seu último mandato como governador do Paraná (1999-2002), idealizou a construção do Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo lendário arquiteto homônimo que desenhou a capital do Brasil. O museu foi inaugurado oficialmente em 22 de novembro de 2002. O Museu do Olho, como ficou conhecido não só no País, mas também no Exterior, se transformou em um símbolo de Curitiba e um dos locais mais visitados da Capital por turistas e pela população local, e hoje é um dos maiores museus de arte da América Latina. Lerner é um dos exemplos de como o trabalho de arquitetos e urbanistas pode redefinir a qualidade de vida em um ambiente urbano.

 

O Arquivo Público do Paraná conta com uma mapoteca pequena, porém de grande valor histórico, que inclui documentos importantes sobre o desenvolvimento urbano do estado. Entre os itens do acervo, destacam-se a planta de Curitiba de 1958, que abrange os bairros, loteamentos e a zona suburbana da cidade. Além da planta de arruamento realizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), E até mesmo o Projeto estrutural do presbitério da Catedral Metropolitana de Curitiba. Esses documentos oferecem aos pesquisadores uma visão detalhada das transformações e planejamentos urbanos de Curitiba e de outras cidades paranaenses.

 

Esses e outros documentos contam a história de Curitiba e de outras cidades do Paraná e retratam as diferentes mudanças e contribuição da arquitetura e do urbanismo na modernização da cidade. Nesta data especial, o Arquivo celebra a relevância de sua coleção e convida estudiosos, urbanistas e o público em geral a explorar os documentos que registram as raízes e a evolução das cidades paranaenses, promovendo uma reflexão sobre como o passado pode guiar o futuro do urbanismo no estado.