Dia do Compositor 15/01/2025 - 09:43

O Dia do Compositor é celebrado mundialmente em 15 de janeiro. A data tem origem no México: criada em 1945, inicialmente para homenagear a fundação da SACM (Sociedade de Autores e Compositores do México), passou a ser comemorada globalmente a partir de 1983.

 

Neste dia, o Arquivo Público do Paraná destaca o Hino Nacional. A composição melódica da canção foi feita por Francisco Manuel da Silva, em 1831, mas a melodia só foi oficializada em 1890. A letra, por sua vez, surgiu anos depois, por meio de um concurso no qual foi escolhido o poema de Joaquim Osório Duque-Estrada, integrando o Hino como o conhecemos hoje, e foi oficialmente adotada em 1922.

 

Atualmente, o Hino Nacional é um símbolo de patriotismo, sendo enaltecido por todo o território nacional. No entanto, nem sempre foi assim. No Arquivo Público do Paraná, encontra-se o discurso de Caetano Munhoz da Rocha, proferido por ocasião do centenário da independência política do Brasil. Nesse discurso, o então Presidente do Estado propôs a abolição do Hino e da Bandeira do Paraná, sugerindo a adoção dos símbolos nacionais do Brasil em seu lugar. Para o Governador, era fundamental que o país se tornasse uma unidade, e não apenas um conjunto de estados. Anos depois, o Hino e a Bandeira do Paraná foram restituídos, sem que houvesse a abolição dos símbolos nacionais, sendo ambos cantados e homenageados em conjunto.

 

Ainda sobre os documentos presentes no DEAP, no fundo documental PI 041 – Romário Martins, encontra-se um trecho do livro O que os brasileiros devem saber, que traz considerações sobre a lei de execução do Hino Nacional. A lei tornava obrigatório o canto do Hino nos "estabelecimentos de ensino primário, normal, secundário e técnico-profissional (...) bem como nas associações esportivas, de radiodifusão e outras de finalidade educativa" (transcrição).

 

Ao final dessa imersão na música que simboliza nosso país, é essencial lembrar da importância de valorizar seus compositores e sua história, preservada em parte pelos registros do acervo do Arquivo Público do Paraná.