Dia do Repórter - Romário Martins 17/02/2025 - 07:56
Dia 16 de fevereiro é celebrado o Dia do Repórter, uma data comemorativa extraoficial criada para homenagear profissionais da área de comunicação. Neste dia, o Arquivo Público do Paraná destaca Romário Martins, relevante jornalista, historiador e político paranaense.
Nascido em Curitiba no dia 8 de dezembro de 1874, Martins estudou no Collegio Curitybano até seus quinze anos, quando começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo nas oficinas do Jornal Dezenove de Dezembro. No mesmo ano, auxiliou nas oficinas do jornal A República. Martins também trabalhou em outros periódicos destacados, como o Quinze de Novembro, Diário do Commercio, Folha Nova, A Federação e Companhia Impressora Paranaense. O início de sua formação profissional aconteceu nas redações como tipógrafo, porém, posteriormente, realizou diversos cursos até atingir as funções de jornalista e chefe de redação.
Anos depois, iniciou sua carreira política, exercendo o cargo de deputado estadual entre 1904 e 1928. Nesta função, elaborou algumas leis importantes, tais como: criação da bandeira e do brasão do Estado do Paraná; criação do brasão e das armas da cidade de Curitiba; controle da exploração madeireira e a implementação de reflorestamento para preservar a flora e fauna paranaenses; fundação da Escola de Agronomia do Paraná; proposição da data de 29 de março para comemoração do aniversário de Curitiba; e criação do Boletim do Arquivo Municipal.
Fomentador da História e um dos idealizadores do movimento Paranista, Romário Martins também dirigiu o Museu Paranaense por 26 anos, de 1902 a 1928. Além disso, escreveu um clássico da historiografia do Estado, o livro “História do Paraná”.
Apesar de sua carreira profissional extensa, Martins nunca deixou o jornalismo de lado, se mantendo colunista e fazendo matérias isoladas para diversos periódicos, o que o fez ganhar a alcunha de “Príncipe dos Jornalistas do Paraná”.
Romário Martins faleceu em 10 de setembro de 1928, tendo deixado um legado na história, na política e no jornalismo paranaenses, inspirando gerações futuras. Seu pensamento está, em parte, registrado no Arquivo Público do Paraná, no fundo PI 041 - Romário Martins.