Dia do Reservista 16/12/2024 - 10:44

O Dia do Reservista é celebrado dia 16 de dezembro em todo território nacional. Essa data foi instituída para homenagear Olavo Bilac, considerado o Patrono do Serviço Militar, e todos os praças e oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que se colocam à disposição do país se necessário for. Nesse sentido, de acordo com o art. 8 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas: “Constituem reserva das Forças Armadas o pessoal sujeito a incorporação, mediante mobilização ou convocação, pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, bem como as organizações assim definidas em lei”.

Tendo isso em vista, torna-se evidente a importância dessa força mobilizável para garantir a segurança do território do país em caso de conflitos armados, de guerras e acontecimentos similares, conforme destacado em entrevista concedida pelo Subtenente Márcio Ribeiro dos Reis, da Arma de Cavalaria, para o podcast do Exército Brasileiro denominado Braço Forte (2024).

 

 A figura de Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac (1865-1918) teve papel fundamental no estabelecimento do alistamento militar obrigatório no Brasil e, por meio de documentos preservados pelo Arquivo Público do Paraná, é possível conhecer um pouco mais da história dessa notável figura. Em nosso rico acervo há um exemplar do Boletim do Diretório Central da Liga de Defesa Nacional – Liga que foi criada em 1916 por Bilac em conjunto com outros intelectuais da época – datado de abril de 1966. Nele são prestadas homenagens a esse ilustre cidadão brasileiro e às suas contribuições ao longo de sua vida.

O renomado poeta, jornalista, abolicionista e nacionalista lutou a favor de pautas que contribuíram para a unificação da Nação. Por meio da Liga, objetivava incentivar a difusão dos conceitos de “cidadão-soldado” e de civismo, além de ter como principal meta o estabelecimento do alistamento militar obrigatório. Ele defendia que era fundamental promover melhorias nas Forças Armadas brasileiras, principalmente por meio do estímulo ao patriotismo e ao nacionalismo, além de impulsionar a educação cívica nas escolas para, como resultado, fortalecer a identidade nacional. 

 

Dentre suas diversas realizações está também a composição do Hino à Bandeira Nacional, símbolo do sentimento de amor à pátria, assim como vários poemas de louvor à Nação. Por conta de sua brilhante trajetória, foi publicado o Decreto nº 58.222, de 19 de abril de 1966, que considera a partir daquela data a figura de Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac como Patrono do Serviço Militar.

Por fim, o Arquivo Público do Paraná aproveita essa célebre data para difundir os documentos de seu acervo: além do já mencionado Boletim da Liga da Defesa Nacional, a instituição guarda outras documentações que também versam sobre o tema, tais como um chamativo cartaz com os dizeres “Se não és reservista, não és brasileiro.”, e um recorte de jornal que relata a realização da cerimônia de juramento à bandeira feito pelos reservistas do Tiro de Guerra 393, ambos presentes no Fundo documental PI041 -Romário Martins. Por meio deles, reafirma-se, consequentemente, o papel essencial das Forças Armadas para a segurança do Brasil, destacando a dedicação e o sacrifício de todos aqueles que se colocam à disposição do país.