Engenheiro e frequentador assíduo do Arquivo Público compartilha sua paixão pela pesquisa histórica 19/07/2024 - 09:03

O engenheiro químico aposentado João Alberto Bordignon, frequentador assíduo do Arquivo Público do Paraná, visitou recentemente a sala da Diretoria do DEAP. Durante a visita, João compartilhou sua relação com o Arquivo Público, que ele considera essencial para a preservação do patrimônio histórico do estado.

João explicou que seu interesse pela pesquisa histórica teve início durante a pandemia, intensificando-se a partir de 2023. Desde então, ele frequenta o Arquivo Público para explorar sua curiosidade sobre o escotismo. Com uma carreira na indústria alimentícia voltada para pesquisa e desenvolvimento, João se define como um “pesquisador crítico” que busca desvendar a verdade histórica. Entre suas descobertas, ele mencionou notas de cobrança enviadas ao governo de uma visita inesperada de Santos Dumont a Curitiba em 1916, quando o inventor teria desviado sua rota original para chegar à cidade por terra.

João destacou a importância do Arquivo Público para os pesquisadores e a vasta quantidade de informações disponíveis. Ele fez um apelo para a continuidade do processo de digitalização dos documentos, afirmando que a disponibilidade digital facilita o trabalho de pesquisa.

Kássia Cavalari Basso, diretora do Arquivo Público, expressou sua admiração pelo interesse de João na história e destacou que o Arquivo Público contém o maior acervo histórico do Paraná. “O Arquivo Público é vasto em conhecimento e está de portas abertas a todos que desejam acessar seu valioso conteúdo”, afirmou Kássia, ressaltando a importância do processo de digitalização em andamento.

GALERIA DE IMAGENS