Exposição "Raízes Paranaenses: A Conquista do Feminino" é inaugurada no Arquivo Público do Paraná 29/11/2024 - 14:05

Nesta quarta-feira (27), o Arquivo Público do Paraná abriu as portas para a exposição "Raízes Paranaenses: A Conquista do Feminino". A mostra homenageia a força e a herança cultural das mulheres paranaenses, destacando a importância histórica de seus feitos para o avanço feminino e evidencia suas lutas e conquistas ao longo dos anos.

 

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e personalidades femininas de destaque em suas respectivas áreas de atuação. Elas evidenciaram o pleno potencial das mulheres para ocupar espaços de poder e representatividade, destacando também o caráter pioneiro que muitas delas possuem para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

 

O Secretário de Estado da Administração e da Previdência, Claudio Stabile, ressaltou a relevância de abrir as portas do Arquivo para a população e a valorização do progresso das mulheres na história. "É uma maneira de mantermos viva a nossa história e valorizarmos as mulheres que contribuíram para a construção do Paraná", disse.

Kassia Cavalari Basso, diretora do Arquivo Público, enfatizou o papel da instituição como guardiã da memória e da identidade paranaense, inclusive das mulheres. "Ao destacar a trajetória dessas mulheres, convidamos o público a refletir sobre as barreiras que ainda precisam ser superadas e a se inspirar na força dessas histórias que trazemos com esta exposição", afirmou.

Entre as homenageadas na exposição estão figuras de destaque como Enedina Alves Marques, a primeira mulher negra a se formar em Engenharia Civil no Brasil em 1940, que enfrentou preconceitos de gênero, raça e classe e Júlia Augusta de Souza Wanderley, primeira mulher a frequentar a Escola Normal e primeira diretora de uma escola estadual no Paraná em 1914.

 

A desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, primeira mulher a ocupar tal posição no Tribunal de Justiça do Paraná em 1999, participou do evento e expressou sua emoção. "É uma honra estar ao lado de mulheres tão notáveis e relembrar minha própria trajetória. Espero que esta exposição inspire outras mulheres a alcançarem seus objetivos", declarou.

A Controladora-Geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, também presente na cerimônia, destacou a importância da reflexão proporcionada pela mostra. "Chegamos onde estamos hoje graças a essas mulheres. É fundamental celebrarmos suas conquistas e pensarmos no legado que deixaremos para as próximas gerações", afirmou.

 

Outras autoridades e representantes de instituições marcaram presença, como Camila Mileke Scucato, Secretaria de Estado das Cidades do Paraná; Cristiane Yared, Ex-Deputada Federal; Márcia Huçulak, Deputada Estadual e integrante da bancada feminina da ALEP;  Dra. Muriel Hey, primeira Conselheira-Substituta do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR); Paulo Salesbram, Vice-presidente da Fecomércio Paraná; Alyne Lemes, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi e Marcela Franco, Diretora de Operações da Fomento Paraná.

A exposição é promovida pelas Secretarias da Administração e da Previdência e da Cultura, com patrocínio da Fomento Paraná, Fecomércio e Sicredi. O Arquivo Público conta ainda com o apoio cultural do Mercado das Pulgas de Curitiba e do Sindicato dos Permissionários Centrais de Abastecimento de Alimentos (Sindaruc).

 

Serviço:

Exposição: "Raízes Paranaenses: A Conquista do Feminino"

Data: Até fevereiro

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Local: Arquivo Público do Paraná

Endereço: Rua dos Funcionários, 1796 – Cabral, Curitiba

 

A mostra é um convite para todos que desejam conhecer e se inspirar nas histórias de mulheres que marcaram o Paraná com sua resiliência, coragem e determinação. Uma oportunidade única de celebrar o passado e construir um futuro de mais igualdade e respeito.

Estiveram Presentes:

Segue a lista revisada com os nomes adicionados:

Estiveram presentes: Claudio Stabile, Secretário da Administração e da Previdência do Paraná; Kassia Cavalari Basso, Diretora do Arquivo Público do Paraná; Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Desembargadora aposentada e pioneira em diversas posições jurídicas no Paraná; Camila Mileke Scucato, Secretária de Estado das Cidades do Paraná; Márcia Huçulak, Deputada Estadual; Christiane Yared, Ex-Deputada Federal; Paulo Salesbram, Vice-presidente da Fecomércio Paraná; Alyne Lemes, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba; Marcela Franco, Diretora de Operações da Fomento Paraná; Vânia Mara Welte, Jornalista e Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado das Cidades do Paraná; Maria Letícia, Vereadora de Curitiba; Luciane Raquel Pallu, Representante da CPAD da Celepar; Luiza Melech, Assessora do Tribunal de Justiça do Paraná; Professor René Wagner Ramos, Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da SETI; Grasiela Pomini, Chefe de Gabinete da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI); Luciana Robbi Castellano, Advogada Empresarial e Palestrante; Áurea A. Leminski e Estrela R. Leminski, filhas de Alice Ruiz e Paulo Leminski; Mari Piancor, Idealizadora do projeto "Ressignificando Histórias de Rosas"; Cláudia Cristina Muller, Escritora e empreendedora; Capitã QOPM Carolina Pauleto Zancan, Palestrante da PMPR; Alice Ruiz, Poetisa e letrista brasileira; Karina Amadori, Artista plástica; Silvia Cristina Lima, da SEDEF; Arthur Cavalari, Representante do PSD; Eline Camila Simone Juqueira, Representando a Secretaria da Cultura; Doutora da SEAP Simone Barin Israel; Daniela Schiogerl, Representando o Secretário Guto Silva.