A Fundação do Serviço Público no Paraná: Uma Homenagem ao Dia do Servidor Público 28/10/2024 - 11:07

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebramos a história e a importância de Zacarias de Góes e Vasconcelos, o primeiro Presidente da Província e, por definição, o primeiro Servidor Público do Paraná.

 

Nomeado por Dom Pedro II após a criação oficial do Paraná pela Lei Imperial nº 704, de 29 de agosto de 1853, Zacarias foi responsável pela instalação formal da Província em 19 de dezembro do mesmo ano. Esse marco histórico inaugurou a estrutura administrativa da nova Província, permitindo a nomeação dos primeiros Servidores Públicos, pioneiros nas áreas de saúde, educação, segurança e etc. Alguns dos registros, que marcaram o início administrativo do Paraná, são preservados pelo Arquivo Público.

 

Entre os documentos preservados pelo Arquivo Público, encontram-se o primeiro livro de leis e Regulamentos do Paraná, com registros das nomeações e regulamentos iniciais, e o registro das primeiras leis da Assembleia Legislativa Provincial. Documentos assinados pelo Presidente da Província, como a Lei nº 1, que estabeleceu Curitiba como capital da Província em 26 de julho de 1854, estão neste livro.

 

Zacarias de Góes e Vasconcelos nasceu na Bahia e iniciou sua carreira como Professor antes de se formar em Direito. Posteriormente, ingressou na vida pública, ocupando cargos importantes, como Presidente das Províncias do Piauí (1845-1847) e Sergipe (1847-1849). No Paraná, assumiu a presidência da nova província. Após sua passagem pelo Estado, Zacarias continuou sua carreira em nível nacional, ocupando posições de destaque como Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, do Império, da Justiça e da Fazenda, consolidando-se como uma das figuras mais influentes no cenário político do Império.

 

Zacarias também sancionou a Lei nº 33, de 7 de abril de 1855, que criou o Arquivo Público, instituição responsável pela preservação do patrimônio documental do Paraná, incluindo a memória dos servidores públicos da história do Estado. Entre os artefatos históricos de grande valor preservados, o Arquivo guarda a máscara mortuária do primeiro Presidente, atualmente em exposição até novembro 2024. Outro item notável é o monóculo fotográfico com um slide da pintura “Chegada de Zacarias de Góes e Vasconcelos”, de Arthur Nísio, uma obra em óleo sobre tela de 430 x 675 cm, datada entre 1954 e 1956, presente no Fundo Documental PI 015 da professora Cecilia Maria Westphalen, ao qual oferece uma conexão visual e histórica com este importante marco do Paraná.

 

Neste Dia do Servidor Público, homenageamos cada servidor que, ao longo da história do Paraná, contribuíram diariamente para fazer do nosso estado um lugar melhor. Com dedicação e compromisso, eles são a força que move a sociedade, construindo um legado que inspira e transforma vidas. Que seu trabalho e empenho sejam sempre reconhecidos e continuem inspirando futuras gerações a contribuir para um Paraná melhor.