O Dia do Professor e os Primeiros Passos da Educação no Paraná: Relatos Históricos do Arquivo Público 15/10/2024 - 11:22
Em 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor, uma data de profunda importância para o Brasil e para o Estado do Paraná. Além de prestar homenagem àqueles que se dedicam à formação de cidadãos, este dia nos remete à história da educação Paranaense, registrada em documentos preservados no Arquivo Público do Paraná. Entre os registros mais notáveis está o Códice n. 1027, que contém os primeiros atos do Governo do Paraná ainda na época da Província, de 1854, e revela os primeiros movimentos formais para a criação de uma rede de ensino na região.
No dia 25 de janeiro de 1854, o então Presidente da Província, Zacarias de Góes e Vasconcellos, nomeou o primeiro Professor a assumir a cadeira de primeiras letras em Curitiba. Joaquim Manoel Pereira foi designado para exercer provisoriamente a função, conforme transcrito no documento oficial: "O conselheiro Presidente resolve nomear Joaquim Manoel Pereira para exercer provisoriamente a segunda cadeira de primeiras letras desta capital[...]".
Poucos meses depois, em 1º de junho de 1854, o Presidente Zacarias nomeou Alzira Paula da Costa Lobo como a primeira professora da Província. Ela foi designada para a "segunda cadeira número 1 de letras do sexo feminino da cidade de Paranaguá”, Esses dois registros demonstram o primeiro marco na formação inicial da educação formal no Paraná
A história da educação no Paraná continua a ser traçada em registros como a criação da Escola Tiradentes, cuja construção foi inaugurada em seção solene em 19 de dezembro de 1892, conforme consta nos livros de atas do Congresso Legislativo da Província, transcrito por José Corrêa de Freitas, então primeiro secretário do órgão.
Atualmente, essa instituição histórica continua a operar sob o nome de Escola de Ensino Fundamental e Médio CEAD (Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância) Pólo Poty Lazzarotto, em frente ao Passeio Público, um símbolo vivo da evolução educacional no Estado. A trajetória da Escola Tiradentes e de outras instituições de ensino no Paraná reflete a resiliência e a adaptação do sistema educacional do Estado do Paraná ao longo do tempo.
O Arquivo Público do Paraná também guarda diversos trabalhos escolares, as avaliações dos professores sobre alunos e da disciplina aplicada, que oferecem uma visão única sobre o desenvolvimento do ensino e o papel central dos professores em formar gerações. Esses registros não apenas nos lembram da importância de preservar a memória educacional, mas também reforçam o valor de cada professor que, ao longo dos séculos, moldou o futuro do nosso Estado e do nosso país.
Neste Dia dos Professores, ao celebrarmos os educadores que fazem a diferença diariamente, também honramos a história e a tradição da educação Paranaense, preservada para as futuras gerações no Arquivo Público do Paraná.