Presidente da OCEPAR visita o Arquivo Público do Paraná e destaca o papel das cooperativas na economia do Estado. 04/10/2024 - 14:00
O Presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Sistema OCEPAR, José Roberto Ricken, acompanhado de sua esposa Aulicea Goes Ricken, importante bibliotecária na História de Curitiba, visitaram nesta semana o Arquivo Público do Paraná, onde foram recebidos pela Diretora da instituição, Kassia Cavalari Basso, e equipe técnica.
O encontro teve como objetivo fortalecer o vínculo entre as instituições e discutir o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico do Estado.
A Diretora do Arquivo Público, Kassia Cavalari Basso, destacou a importância da aproximação entre a OCEPAR e o Arquivo Público do Paraná, tendo em vista a imensa contribuição do movimento cooperativo para a história estadual.
O Arquivo Público é o segundo mais antigo do Brasil e as informações produzidas pela instituição ressaltam a riqueza do acervo e seu papel na formação e informação dos cooperados e da população em geral.
Durante a visita, foram apresentados documentos históricos que fazem parte do acervo do Arquivo Público, mostrando a riqueza da produção agrícola e pecuária do Paraná ao longo de mais de um século. Um dos livros consultados continha diagramas estatísticos sobre a produção de suínos no Estado, abrangendo o período de 1902 a 1904.
Outro documento apresentado foi o Mapa de Agricultura do Paraná, datado de 1826, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura. Este documento evidencia a diversidade e a expansão das atividades agrícolas no Estado ao longo dos anos.
Ricken relembrou as condições históricas de povoamento e fomento pelo Estado que contribuíram para o desenvolvimento de determinadas culturas agrícolas, destacando que hoje o Paraná possui três importantes ramos do cooperativismo. Enfatizou como a diversidade fortalece a economia estadual e cria um ambiente favorável para a inovação e o crescimento sustentável.
Durante o encontro, também foi apresentado um gráfico referente à triticultura no Paraná, que mostrava a produção de trigo entre os anos de 1926 e 1931, quando o Estado produzia aproximadamente 26 mil toneladas anuais. Em comparação, José Roberto Ricken ressaltou que atualmente a produção de trigo no Paraná é de cerca de 8 milhões de toneladas por ano, evidenciando o crescimento expressivo e a importância das cooperativas nesse desenvolvimento.
Segundo o Presidente da OCEPAR, as cooperativas são fundamentais para fortalecer os laços econômicos entre os produtores e garantir a competitividade do Paraná no cenário do agronegócio nacional e mundial.
Kassia Basso também reafirmou o papel do Arquivo Público do Paraná em sua missão institucional de salvaguardar o patrimônio arquivístico do Estado, preservando documentos históricos essenciais para a memória e a identidade do povo paranaense.
Por fim, o Presidente Ricken e a Diretora Kassia Basso ressaltaram o interesse mútuo em propagar a história do Cooperativismo paranaense, de modo que a população fortaleça ainda mais a cultura cooperativa em nosso Estado.