Secretário da Saúde recebe convite para a Exposição Raízes Paranaenses -A Conquista do Feminino e reforça a importância da valorização da história e da saúde feminina no Outubro Rosa 02/10/2024 - 18:12
Nesta terça-feira, a diretora do Arquivo Público do Paraná, Kassia Cavalari Basso, visitou a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, onde foi recebida pelo secretário César Augusto Neves Luiz. Durante a visita, Kassia entregou pessoalmente um convite ao secretário César para que ele prestigie a "Exposição Raízes Paranaenses – A Conquista do Feminino", marcada para o dia 27 de novembro.
O evento, promovido pelo Arquivo Público, visa resgatar e celebrar as histórias e conquistas das mulheres Paranaenses ao longo dos anos. Com um acervo que traz documentos históricos, fotografias e relatos marcantes, a exposição destaca a importância da luta feminina na construção da identidade cultural e social do Estado.
Durante a visita, a Diretora Kassia Cavalari Basso lembrou da importância dos documentos que compõem o acervo do Arquivo Público, destacando o fundo da Saúde referente à Saúde Pública do Estado do Paraná, que abrange o período de 1951 a 1989. Esses registros são essenciais para compreender a evolução das políticas de saúde e a participação das mulheres na construção e na melhoria dos serviços de saúde ao longo das décadas.
O secretário César Augusto enfatizou a relevância de preservar a história e valorizar o passado como ferramenta de aprendizado e transformação social. "Valorizar a memória é fundamental para que possamos compreender nossas raízes e construir um futuro mais justo e igualitário. Eventos como essa exposição reforçam o papel essencial das mulheres na formação do nosso Estado e são dignos de nosso apoio e admiração", comentou o Secretário.
A ocasião também serviu para reforçar a importância do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à saúde das mulheres. A Secretaria de Saúde do Paraná, em parceria com diversas entidades, está promovendo ações voltadas para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, reforçando a necessidade de cuidado e atenção para a saúde feminina.
"Assim como a 'Exposição Raízes Paranaenses' celebra a força e a resiliência das mulheres, o Outubro Rosa nos lembra que cuidar da saúde também é um ato de valorização e respeito a essa trajetória. É nosso papel, enquanto gestores, garantir políticas públicas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres", acrescentou César Augusto.
A exposição e as ações do Outubro Rosa se complementam na missão de trazer visibilidade e apoio às mulheres do Paraná, seja pela celebração de suas histórias ou pela promoção da saúde. Documentos históricos, como registros de atividades de ligas femininas em prol da saúde, também fazem parte do acervo que estará disponível na exposição, mostrando o os avanços sociais e conquistas de direitos das mulheres.