VISITA ILUSTRE - descendentes de Maria Nicolas visitam a exposição “Raízes Paranaenses: A conquista do feminino” 21/02/2025 - 10:23
Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, o Arquivo Público do Paraná teve a honra de receber Ana Lúcia Zotto e Nick Zotto, neta e bisneto de Maria Nicolas, uma das homenageadas da exposição “Raízes Paranaenses: A conquista do feminino”.
Durante a visita, Ana e Nick participaram de um passeio guiado pela mostra e apontaram a importância de ver mulheres como sua ancestral ocupando espaços antes predominantemente masculinos e sendo por isso reconhecidas: “A vó foi uma grande figura na luta pelas mulheres. Uma mulher muito a frente de seu tempo, uma grande batalhadora. Eu sempre falo: ela era uma mulher negra, espírita, pobre e separada, de uma força e potência absurdas, muito maior do que ela. Tudo que ela batalhou pela arte e pela educação, enquanto poetisa, escritora, professora e pintora... é merecido ela estar aqui”, declarou a neta que segue os passos da avó, sendo também professora.
O bisneto Nick, acadêmico do curso de História, retrata como Maria Nicolas foi e é uma inspiração para a família, sendo fundamental destacar essas mulheres em exposições: “Eu acho que é muito importante a gente manter a memória viva, principalmente destas figuras femininas que foram tão á frente do seu tempo. É uma inspiração muito grande para mim, não só como estudante, mas pra minha vida, pensando em como manter esse legado, como posso romper barreiras também”.
Kassia Cavalari Basso, diretora do Arquivo Público, recebeu os visitantes e afirmou: “O Arquivo Público do Paraná tem a missão de preservar e compartilhar o legado daqueles que contribuíram profundamente para o desenvolvimento cultural, político e social do nosso Estado. A conexão entre as gerações e a memória familiar é essencial para que possamos entender o passado e seguir construindo o futuro com o respeito e a valorização de nossas raízes. Receber a família de quem marcou nossa história é, sem dúvida, um momento de celebração da memória e da história do Paraná”.