80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná

Alfredo Andersen

Em 1892 o pintor norueguês Alfred Emil Andersen viajava para Buenos Aires, Argentina, quando a embarcação em que estava sofreu uma avaria, tendo que fazer uma parada imprevista no porto de Paranaguá. Simpatizou tanto com a terra paranaense que acabou morando em Paranaguá por cerca de 10 anos, onde constitui família, casando-se com a parnanguara Ana de Oliveira (1882-1945).

Em 1902 subiu a serra e instalou-se em Curitiba, e pouco tempo depois fundou uma escola particular de pintura. Foi aqui que ele recebeu o reconhecimento e passou a ser chamado de “o pai da pintura paranaense”.

Na década de 1910, Andersen passou a lecionar desenho em instituições de ensino formal da cidade, como a Escola Alemã, o Colégio Paranaense e a Escola de Belas Artes e Indústrias (primeira instituição voltada para o ensino de técnicas artísticas do Paraná). Além disso, ele estreitou seus laços com o Governo do Estado, executando o primeiro projeto para o brasão do Estado do Paraná, datado de 1910. No Brasão é possível observar elementos que remetem ao Paraná, como a Araucária, a Erva-Mate, os três planaltos paranaenses, a águia e o trabalhador rural.

Naquela década, mais precisamente em 1915, um ano após o nascimento de sua última filha, Andersen mudou seu ateliê-escola para a edificação onde hoje é o Museu Alfredo Andersen, localizada na Rua Assunguy, atual Rua Mateus Leme.

Os últimos anos de sua vida foram marcados pelo reconhecimento de seu trabalho e por homenagens, como o título de Cidadão Honorário de Curitiba que recebeu em 1931 da Câmara Municipal de Curitiba. O pintor, já então chamado de “Alfredo” Andersen, nasceu em Kristiansand, Noruega em 03/11/1860 e faleceu em Curitiba no dia 09/08/1935.

REFERÊNCIAS

ALFREDO Andersen: pinturas. Curitiba: Sociedade dos Amigos de Alfredo Andersen, 2010.

MATEVSKI, Nikola. O pai e seus descendentes. Gazeta do Povo, 17 jan. 2006.

MUSEU ALFREDO ANDERSEN. Biografia de Alfredo Andersen. Disponível em: <https://www.mcaa.pr.gov.br/Pagina/Biografia-de-Alfredo-Andersen>. Acesso em: 01 ago. 2024.