Microrregião de Cerro Azul - Adrianópolis - CRQ Porto Velho

CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA PORTO VELHO

 

Comunidade localizada no município de Adrianópolis distante 35 quilômetros da sede municipal. João Murato de Almeida, pessoa mais idosa da Comunidade conta que nasceu em 1925 na terra onde seus ancestrais já estavam desde os anos de 1750. A história dos tataravós e bisavós escravizados e de seus sofrimentos em busca da liberdade tem sido transmitida para a comunidade através da tradição oral assim como a continuação da história da luta pela permanência na terra.

Moradores relatam que não existia outro meio de transporte além da canoa. Pagavam impostos para transporte de mercadoria e para viajar. A mercadoria de fora vinha de Apiaí e desembarcava no porto próximo à igreja (Rio Ribeira). Está viva na memória da comunidade a repressão efetuada em nome ou por funcionários do INCRA, ou órgão que o antecedeu, em 1940.

“O “INCRA”, quando veio em 1940 para medir a terra, quis tirar os negros do local para colocar outras pessoas no lugar e dizia ainda que os solteiros não podiam ter terras, mas somente os casados. A terra inicia na Volta Grande, (corte na subida da estrada) vai até perto da primeira casa antes da igreja, até o rio Ribeira e toda Serra, até o rio Bracinha”, relata João Murato que conta também que “tinha uma plantação de cana-de-açúcar no seu terreno na época que o “INCRA” passou a terra para outra pessoa” e que este exigiu que a cana fosse retirada; “perdi, além do terreno, toda a plantação da cana”.

Comunidade Porto Velho

 

Comunidade Porto Velho

Conta também que para obter o título da terra, tinha que, além da pagar o “INCRA”, roçar toda a estrada, caso contrário o terreno que restava seria tomado. Atualmente a agricultura, a criação de animais e a pesca são familiares. A casa de farinha na comunidade é um espaço de socialização, resistência e de subsistência. Os meios de locomoção para grande parte dos moradores ainda são a pé ou a cavalo. As festas de Bom Jesus, Nossa Senhora Aparecida e a Semana do Divino são expressões culturais que marcam as tradições da comunidade.

 

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Dona Clara e senhor João
    Cesto feito na comunidade
    porto_velhopvelho_n_15.jpg
    Senhor Adir - horta da comunidade
    Dona Clara e senhor João
    Cesto feito na comunidade
    porto_velhopvelho_n_15.jpg
    Senhor Adir - horta da comunidade