Microrregião de Cerro Azul - Adrianópolis - CRQ Praia do Peixe

CRQ COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA PRAIA DO PEIXE

 

 

Distante a 50 quilômetros da sede do município, a comunidade tem como referências geográficas o córrego do Vira Mundo, córrego Gavião, Ribeirãozinho, Serra da Boa Vista e Serra João Surá. Os quilombolas estão na localidade aproximadamente há seis gerações. Maria Pires, nascida em 1923 conta a história dos primeiros quilombolas da Praia do Peixe.

Segundo relato a fundação da comunidade está na chegada, aproximadamente em 1806, de duas pessoas fugidas de Iguape, São Paulo. Essas pessoas eram o bisavô de Maria Pires, Francisco Pires com o irmão Juca Pires. Francisco fugiu pelo rio Ribeira, abriu picadas na mata com um machado, fez uma oca com folhas, sobreviveu da pesca, raízes e frutas.

Comunidade Praia do Peixe

 

 

Foto Praia do Peixe

Com o passar dos tempos casou com uma índia e desse casamento nasceram os integrantes da comunidade, entre eles Estevão, o avô de Maria Pires cujos descendentes vivem na mesma área. Os primeiros moradores trabalhavam na roça no cultivo de cana-de-açúcar, mandioca e banana e por serem negros passaram por várias dificuldades, entre elas a invasão de suas terras por madeireiros e por fazendeiros.

Atualmente praticam a agricultura de subsistência em roça familiar, assim como o extrativismo, a criação de animais e a pesca. O uso da medicina popular e a presença da casa de farinha são marcos culturais da comunidade. Grande parte dos moradores vai a pé, de bicicleta ou a cavalo até a cidade mais próxima. De acordo com os relatos da comunidade, a prática religiosa é na maioria a católica. Festas tradicionais na comunidade: Festa do Espírito Santo, festa de Nossa Senhora Aparecida e a Mesa dos Anjos. O padroeiro é São José e os outros santos venerados são Nossa Senhora Aparecida, Jesus da Misericórdia, e Santo Antonio.

 

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Comendo peixe na Praia do Peixe
    Quilombola da Comunidade
    Comendo peixe na Praia do Peixe
    Quilombola da Comunidade