SGI

A Seção de Gestão da Informação - SGI/DEAP/SEAP vem, ao longo de décadas, atuando em parceria com os órgãos da administração pública estadual no sentido de desenvolver ações que propiciem aos entes responsáveis pela guarda e gestão da massa documental produzida em sua instituição, orientações em relação ao assunto e ao atendimento do que preconiza a Constituição Federal de que: “Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem”. Assim sendo e visando a organização, a guarda e a conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo Estadual, a SGI/DEAP/SEAP orienta na implementação de metodologias para o gerenciamento e a organização dos arquivos, sejam eles físicos e/ou digitais e sobre a necessidade de repositórios confiáveis que permitam o armazenamento, o acesso e a recuperação de cada documento/informação. A implantação da Gestão Documental se justifica por suscitar o desenvolvimento de ações práticas e a conscientização de todos os envolvidos, usuários internos e externos, sobre a importância do tratamento e da organização adequada da memória institucional como recurso estratégico e exercício da cidadania em todos os entes da Administração Direta e Indireta do Executivo Estadual.