Departamento de Arquivo Público – DEAP

Ao Departamento de Arquivo Público (DEAP) compete a administração da política de arquivos relativa ao patrimônio documental do Estado, por meio da gestão de acervos públicos, em conformidade com a legislação federal e estadual vigentes; o gerenciamento e a coordenação do Programa de Gestão de Documentos do Estado do Paraná; a organização, a guarda, a gestão, a conservação e a preservação de documentos públicos que, por sua importância, originalidade, natureza ou valor histórico requeiram procedimentos técnicos específicos, a fim de promover o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão; a expedição de certidões, a reprodução e a disponibilização para consultas dos documentos sob sua guarda, conforme solicitação e necessidade dos órgãos públicos, entidades privadas e demais interessados; o desempenho de outras atividades correlatas.


 
Histórico do DEAP

O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei nº 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná.  Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.

Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.

No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias. 

Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado. 

Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública. 

Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.

Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.

 
Equipe

DIREÇÃO

Kassia Cavalari Basso

kassia.cavalari@seap.pr.gov.br

(41) 3521-9101

 

DIVISÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - DAD

SETOR ADMINISTRATIVO - ADM

deap.adm@seap.pr.gov.br

 

Almir Lemos Junior

(41) 3521-9105

 

Carlos Eduardo Aparecido dos Santos

(41) 3521-9102

 

Celso Gomes de Carvalho

(41) 3521-9112

 

Fabricio André Baggio

(41) 3521-9111

 

Gabriel Kaspchak

(41) 3521-9103

 

José Bento da Silva

(41) 3521-9112


Priscila Carlins

(41) 3521-9132

 

Major Rodrigo Sasso

(41) 3521-9102

 

Larissa Menezes de Assis

(41) 3521-9102

 

Ricardo André Borges

(41) 3521-9102


SEÇÃO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO - SGI

PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS- PGD (ARQUIVISTAS)

deap.pgd@seap.pr.gov.br

 

Denise Cristina Mansur

(41) 3521-9124

 

Marcelo Fernandes Rodrigues

(41) 3521-9127

 

Roberto dos Santos Silva Filho

(41) 3521-9128

 

Caio Fernandes Monteiro

(41) 3521-9122

 

José Casteliano Pereira

(41) 3521-9113

 

Lucas Emanuel Sartori Buono

(41) 3521-9134


Augusto Pedroso de Souza Garcia

(41) 3521-9122

 

SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO INTERMEDIÁRIA – SDI

SERVIÇO DE PROTOCOLO – SP

sdi.arquivo@seap.pr.gov.br

 

Fabricio André Baggio

(41) 3521-9111

 

SEÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PERMANENTE - SDP

SERVIÇO DE ACESSO À INFORMAÇÃO - SAI

consultasai@seap.pr.gov.br

 

Aline Liz Mariana Ferreira

(41) 3521-9109

 

Dora Silvia Hackenberg

(41) 3521-9109

 

Juliana Cristina Manera da Silva

(41) 3521-9121

 

Hugo Felipe Frison

(41) 3521-9121

 

Emili Beatriz Julio

(41) 3521-9110

 

Henrique Araújo Alvim

(41) 3521-9110

 

SEÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS – SPD

deap.preservacao@seap.pr.gov.br

 

Ana Paula Joukoski

(41) 3521-9119

 

Elinara Penteado Jacques

(41) 3521-9125

 

César Augusto de Carvalho

(41) 3521-9113

 

Gabriela Marques dos Santos

(41) 3521-9125

 

Sabrina Maria da Silva

(41) 3521-9125

 

Willian Henrique Odreski

(41) 3521-9125

 

SERVIÇO DE CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS - SCD

Kaike Eduardo Soares

(41) 3521-9118

 

Valdir Luiz Andrade

(41) 3521-9118

 

SERVIÇO DE REPROGRAFIA DE DOCUMENTO - SRD

 

Paulo Siqueira Buono

(41) 3521-9107

 

Telefone geral para todos os servidores: (41) 3521-9100

 

www.arquivopublico.pr.gov.br