Aposentados e pensionistas podem emitir contracheques em terminais e site da Caixa 01/04/2011 - 16:00


A ParanaPrevidência e a Caixa Econômica Federal (CEF) estão lançando um serviço inédito para os aposentados e pensionistas do Estado do Paraná, a emissão de contracheques nos terminais da CEF.
O serviço é exclusivo aos beneficiários que recebem pela Caixa Econômica. Além desta opção, o beneficiário vai pode ainda fazer a emissão dos contracheques nos sites das duas instituições – ParanaPrevidência e CEF – na Internet.
De acordo com o diretor-presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima, o objetivo é agilizar e modernizar a impressão dos contracheques. “Antes o contracheque era encaminhado para o endereço de correspondência do beneficiário, através dos Correios. Com este novo sistema cada beneficiário vai poder optar por imprimir o contracheque na medida de sua necessidade”, explica.
O serviço de impressão dos contracheques nos terminais de autoatendimento da CEF é gratuito e a cobrança só ocorre a partir da terceira emissão do mesmo documento. O procedimento de impressão do documento é o mesmo utilizado para transações bancárias, com cartão e senha da conta-corrente.
MESMO FORMATO - No site da ParanaPrevidência o formato do contracheque disponível é o mesmo que vem sendo postado nos Correios e, para ter acesso, o beneficiário deverá solicitar o código de usuário e a senha junto à Central de Atendimento da instituição.
O diretor-presidente afirma ainda que a antiga modalidade de envio dos contracheques no endereço de correspondência dos aposentados e pensionistas pelos Correios será mantida até o mês de maio de 2011, sendo suspensa a partir do mês de junho de 2011.
Segundo ele, os beneficiários que residem em cidades em que não existe agência da Caixa Econômica e que recebem por outras instituições bancárias, continuarão a ter seus contracheques enviados pelos Correios. “A ParanaPrevidência e a Caixa Econômica Federal manterão equipes nas suas áreas de atendimento para orientar os aposentados e pensionistas quanto à operacionalização dos caixas automáticos para a obtenção dos contracheques, sempre visando facilitar o acesso dos nossos beneficiários aos nossos serviços e informações”, declara.
INFORMAÇÕES - Para mais informações, os beneficiários devem entrar em contato com a ParanaPrevidência pelo telefone (041) 3304-3737 ou site www.paranaprevidencia.pr.gov.br.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Qual a nova forma de disponibilização dos contracheques dos aposentados e pensionistas da ParanaPrevidência?
R. A ParanaPrevidência, em parceria com a CAIXA, está adotando uma nova sistemática de disponibilização dos contracheques dos pagamentos dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão nos terminais de autoatendimento da CAIXA e Internet Banking.
2. O que é terminal de autoatendimento?
R. É o equipamento de auto-serviço (Caixa Eletrônico) localizado no ambiente de autoatendimento das Agências da CAIXA em que são realizadas transações bancárias, tais como: saque, pagamento, extrato, etc.
3. O que é "Internet Banking"?
R. É o canal virtual que disponibiliza autoatendimento aos clientes, permitindo acesso à conta bancária para consulta e transações financeiras através da rede internet.
4. Quais beneficiários terão seus contracheques disponibilizados nos terminais de autoatendimento da Caixa e Internet Banking?
R. Todos os aposentados e pensionistas que possuem conta-corrente na CAIXA para recebimento dos seus benefícios de aposentadoria e pensão, desde que estejam com seus dados cadastrais atualizados junto à ParanaPrevidência.
5. Quem reside em outros Estados da Federação, também terão acesso a esse serviço?
R. Sim, desde que recebam seus benefícios de aposentadoria e pensão na CAIXA.
6. E os aposentados e pensionistas que não recebem pela CAIXA?
R. Esses continuarão a receber seus contracheques nos endereços de correspondência, conforme constam no cadastro da ParanaPrevidência, pelos Correios.
7. Os contracheques poderão ser obtidos nas Casas Lotéricas?
R. Não, pois este serviço estará disponível somente nos terminais de autoatendimento das agências da CAIXA.
8. A partir de quando serão disponibilizados os contracheques nos Terminais de Autoatendimento e Internet Banking?
R. A partir do pagamento do mês de março de 2011.
9. E o envio dos contracheques via Correios será suspenso?
R. Para os aposentados e pensionistas que recebem seus proventos pela Caixa, o envio dos contracheques pelos Correios será efetuado até o pagamento do mês de maio de 2011, sendo suspenso a partir do pagamento do mês de junho de 2011.
10. Os contracheques de que períodos estarão disponíveis nos Terminais de Autoatendimento da Caixa e Internet Banking?
R. Os aposentados e pensionistas terão acesso sempre aos três últimos contracheques.
11. Será cobrada a emissão dos contracheques nos Terminais de Autoatendimento da Caixa?
R. É gratuita a emissão de até dois contracheques do mesmo mês de pagamento. A partir da emissão da terceira via do contracheque será cobrada tarifa de acordo com a tabela de tarifas da CAIXA. Ex: O aposentado ou pensionista emite por duas vezes o contracheque de MARÇO e mesmo assim tenta emitir novamente o do mesmo mês de MARÇO, esta terceira emissão será tarifada.
12. Qual o "caminho" para obter os contracheques nos Terminais de Autoatendimento da CAIXA?
R. Após acessar sua conta-corrente com o cartão do banco, utilizar os seguintes passos:
Passo 1 - SERVIÇOS
Passo 2 - EMISSÃO DE DOCUMENTOS
Passo 3 - PARANAPREVIDENCIA/CONTRACHEQUES
Passo 4 - MARCAR O MÊS QUE SE QUER VISUALIZAR E CLICAR EM VER NA TELA
13. Qual o "caminho" para obter os contracheques no Internet Banking da CAIXA?
Passo 1 - ACESSAR O INTERNET BANKING DA CAIXA
Passo 2 - CADASTRAR USUÁRIO (para quem ainda não é cadastrado)
Passo 3 - CADASTRAR SENHA DA INTERNET
Passo 4 - CLICAR EM SERVIÇOS BANCÁRIOS
Passo 5 - CLICAR EM EMISSÃO DE DOCUMENTOS
Passo 6 - SELECIONAR CONTA (conta-corrente)
Passo 7 - CLICAR NO CONTRACHEQUE DO MÊS DESEJADO
14. Existem outras formas de obtenção dos contracheques além dos já mencionados?
R. Sim. Os contracheques poderão ser obtidos também no site da ParanaPrevidência - www.paranaprevidencia.pr.gov.br (menu serviços), mediante a utilização do código do usuário e da senha, que poderão ser obtidos junto à Central de Atendimento desta Instituição - se informe pelo telefone (41) 3304-3737.
15. Qual o endereço da ParanaPrevidência?
ParanaPrevidência
Rua Inácio Lustosa, 700 - São Francisco
Curitiba/PR - CEP 80.510-000
16. Quais os canais onde poderei obter respostas para esclarecer outras dúvidas?
a) Site www.paranaprevidencia.pr.gov.br (menu "fale conosco")
b) Call Center: (41) 3304-3737
c) Central de Atendimento da ParanaPrevidência - atendimento pessoal
d) Batalhões da Polícia Militar - para o militares
e) Núcleos Regionais de Educação - para os demais servidores
f) Nas agências da CAIXA.
17. Quais os endereços dos locais de atendimento da ParanaPrevidência no interior do Estado do Paraná?
R. No interior do Estado do Paraná a ParanaPrevidência possui convênio com os Núcleos Regionais da Educação e com a Polícia Militar, os endereços poderão ser obtidos através do site www.paranaprevidencia.pr.gov.br (menu "postos de atendimento").
FONTE: Assessoria de Imprensa ParanaPrevidência - www.paranaprevidencia.pr.gov.br